sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lei do côncavo-convexo

O movimento articular é uma combinação variável de movimentos acessórios (rolamento, deslizamento ou giro).
E a variação dessa combinação depende da direção em que ocorre o movimento, da área de superfície do osso estacionário ou em movimento.

"Se um osso da convexidade move-se sobre o osso que apresenta a concavidade, a superfície convexa move-se em sentido oposto ao do segmento ósseo." (Lehmkuhl, 1997)

Explicação: Quando um osso convexo move-se sobre um côncavo, ele deve primeiro realizar um movimento de rolamento anterior e deslizamento posterior. Portanto, as direções são opostas.







"Se o osso com a concavidade for movido sobre o osso com a convexidade, a estrutura côncava se moverá no mesmo sentido do segmento ósseo."


Explicação: Quando um osso côncavo for movido sobre um osso convexo, a estrutura côncava deve primeiro rolar anterior e deslizar anterior. Portanto, as direções dos dois movimentos são para o mesmo sentido.







segunda-feira, 27 de maio de 2013

Movimentos Acessórios

Movimentos Acessórios são movimentos de pequenas amplitudes e essenciais  ao movimento articular. A perda de um movimento acessório restringe a amplitude normal do movimento articular.



Os Movimentos Acessórios são representados pelos movimentos:



1. Rolamento:

Novos pontos de uma superfície articular entram em contato com novos pontos da superfície de um osso estacionário.





Exemplo: Côndilos Femorais rolando sobre o platô tibial.


2. Deslizamentos:


Um ponto específico de uma superfície articular fica em contato com uma série de pontos de outra superfície.




3. Giros:

Acontece quando um osso roda ao redor de um eixo longitudinal estacionário entrando em contato com a mesma área de superfície de um osso estacionário.


Exemplo: Cabeça do rádio na articulação radioumeral durante a prono-supinação

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Eixos e Planos


EIXOS

O corpo humano é dividido por três eixos imaginários:

1. Longitudinal ou Vertical



2. Ântero-Posterior ou Profundidade



3. Transversal ou Latero-lateral  (Largura)




PLANOS

No momento em que projetamos um eixo sobre outro temos um plano.

Existem três planos principais:

1. Sagital

São planos verticais que passam através do corpo. Algumas referencias nomeiam o plano vertical que divide o corpo em metades direita e esquerda como plano mediano. Qualquer plano paralelo ao plano mediano é chamado de sagital ou parassagital.  Seu eixo de movimento é látero-lateral.



2. Coronal ou Frontal

São planos verticais que dividem o corpo em anterior e posterior.  Seu eixo de movimento é ântero-posterior.


3. Transversal ou Horizontal

São planos que dividem o corpo em superior e inferior. Seu eixo de movimento é longitudinal.



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma nova doença na articulação do joelho

A descoberta por cientistas brasileiros de uma nova doença na articulação do joelho, a Capsulite Adesiva de Joelho. Doença que causa dores intensas e que trava o funcionamento da articulação à medida que progride. Por esses sintomas, vinha sendo confundida e tratada com lesões de menisco, de cartilagem, de ligamento ou até mesmo reumatismo.




Segundo a revista Istoé (Maio, 2013), "O achado pode prevenir cinco mil operações desnecessárias por ano no País."
O estudo foi divulgado na revista científica "Skeletal Radiology" por um grupo multidisciplinar do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS).
De acordo com o radiologista Marcelo de Abreu, um dos estudiosos, "Trata-se de uma inflamação na cápsula que envolve e protege o joelho, tornando-a mais espessa e fibrosa. Sua origem é autoimune, assim como ocorre com a artrite reumatoide."
"Muitos pacientes eram conduzidos para operações e não melhoravam porque o tratamento correto para enfermidade é clinico, com remédios para atenuar a dor e muita fisioterapia", diz o ortopedista Dr. Matheus Falcão, integrante do grupo de pesquisadores.

Fonte: Istoé (08/05/2013)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

App Calendário Menstrual

Monitorize facilmente toda a informação do ciclo menstrual e temperatura com o "Calendário Menstrual". A aplicação é um calendário de uso simples e fácil que permite prever os ciclos menstruais e dias férteis. Também pode ver a sua temperatura corporal basal e o peso num gráfico.









Aplicativo gratuito no AppStore! Em português.