terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Gasometria

A gasometria é usada para avaliar a oxigenação e o equilíbrio ácido-base.

A avaliação do estado ácido-básico do sangue é feita na grande maioria dos doentes que são atendidos em UTI, qualquer que seja a doença de base; essa avaliação é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio ácido-base (EAB), pode fornecer dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual.

A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro.

Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a natureza da amostra para uma interpretação correta dos resultados.

Para avaliação a função pulmonar, deve ser obtido sangue arterial, pois esta amostra informará o cálculo do conteúdo de oxigênio que está sendo oferecido aos tecidos.

No entanto, se o objetivo for avaliar apenas a parte metabólica, isso pode ser feito através de uma gasometria venosa.




Resultados anormais da gasometria podem indicar que:

  • O paciente não está recebendo oxigênio suficiente 
  • Não está eliminando dióxido de carbono em quantidade adequada 
  • Há um problema na função renal 
  • Há um problema metabólico 

Resultados normais da PO2 indicam que a pessoa está recebendo oxigênio suficiente.

Os resultados dos outros componentes da gasometria são inter-relacionados e devem ser considerados em conjunto. Certas combinações de resultados fornecem uma indicação da causa da acidose ou da alcalose:
  • A acidose respiratória se caracteriza por pH baixo e PCO2 alto, devido a dificuldade respiratória – pouco oxigênio é absorvido e pouco dióxido de carbono é eliminado. Isso tem muitas causas, incluindo pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica e sedação excessiva.
  • A alcalose respiratória se caracteriza por pH alto e PCO2 baixo, devido a hiperventilação causada por dor, sofrimento emocional e outros distúrbios. 
  • Na acidose metabólica, há diminuição do pH e do bicarbonato. As causas incluem diabetes, choque e insuficiência renal. 
  • Na alcalose metabólica há aumento do pH e do bicarbonato, que pode ocorrer com hipocalemia, vômitos crônicos com perda de ácido gástrico e infusão excessiva de bicarbonato. 


O quadro abaixo resume as principais combinações observadas:


pH
Bicarbonato
PCO2
Estado
Causas comuns
<7.4
baixo
baixa
acidose metabólica
Insuficiência renal, choque, cetoacidose diabética
>7.4
alto
alta
alcalose metabólica
Vômitos crônicos, hipocalemia
<7.4
alto
alta
acidose respiratória
Doenças pulmonares, como pneumonia, DPOC
>7.4
baixo
baixa
alcalose respiratória
Hiperventilação, dor, ansiedade



Fontes:

Lab Tests Online. Gasometria. Link

Gasometria Arterial. Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário